"É preciso preparar-se para mais elevados conhecimentos, só neste pensamento pode a nova consciência aproximar-se da humanidade"

(Mestre El-Morya)


segunda-feira, outubro 10, 2005

Um Pouco Sobre Carma

Recentemente recebi um e-mail de uma leitora me questionando sobre o que seria “fato cármico”. A resposta foi mais ou menos o artigo abaixo, onde resolvi falar um pouco sobre Carma. Agradeço a pergunta dela, pois acabou sendo uma boa sugestão de tema.

De fato, eu nunca me atentei para essa expressão em textos antes, até porque, o termo Carma já diz muita coisa por si só. Não me parece uma expressão usada para identificar alguma coisa em especial (como o caso de expressões técnicas), mas sim uma forma de destacar uma situação que possa ter sido conseqüência de ações do passado, ou seja, uma condição cármica. Em vez de fixar-me na expressão em si, vou tentar esclarecer meu entendimento atual sobre Carma. Antes de mais nada, é importante ter consciência de que Carma é um assunto muito vasto e que para algumas pessoas pode não ser fácil de compreender, pois há muita especulação e muitas interpretações sobre ele. Refleti muito sobre Carma e hoje é algo que me parece simples, o que não significa que eu esteja perfeitamente certo, se é que existe alguma teoria completamente certa no mundo das manifestações materiais.

Carma para mim é uma lei elementar e essencialmente simples, porém muito abrangente no que tange à compreensão dele e das suas manifestações. Eu associo Carma à duas leis estudadas pela física: causa e efeito; ação e reação; porém considerando-as em um aspecto mais amplo, englobando a existência psíquica do ser. Para mim, a amplitude do Carma engloba ambas as leis e vai além, ou seja, essas condições físicas são manifestações do Carma universal, sendo ambas essencialmente a mesma coisa. Para simplificar as coisas, vamos então partir do micro para o macro, ou seja, vamos entender a física para tentar entender o Carma. Vamos começar com a lei de ação e reação, a qual diz que para toda a ação, existe uma reação de mesma intensidade e no sentido contrário. Sendo mais objetivo, se você empurrar um carro, o carro vai “resistir” ou vai “empurrar” você da mesma forma, com uma força igual, porém agindo contra você. Note que nesse primeiro exemplo, ambas as forças ocorrem exatamente no mesmo lugar do espaço-tempo (no mesmo ponto de aplicação da força e no mesmo instante), porém, podemos expandir esse conceito observando os efeitos ao longo do tempo e com isso mudar os termos de “ação e reação” para “causa e efeito”, muito embora, em termos físicos, há algumas diferenças entre as duas leis.

Para exemplificar o conceito de “causa e efeito” e ainda no âmbito dos fenômenos físicos, podemos imaginar a queima de um papel, onde pegamos um papel comum e um isqueiro, acendemos o fogo e o aproximamos do papel, sendo que essa ação terá como conseqüência (ou efeito) a queima do papel. O processo de queima do papel é um conjunto de causas e efeitos que tem como conseqüência final a geração de cinzas e liberação de energia potencial que estava aprisionada (o potencial combustível do papel) na forma de calor. Todo esse movimento tende ao equilíbrio, muito embora, a cadeia de acontecimentos até lá ocorre ao longo do tempo, além disso, quando se atinge a condição de cinzas, o movimento parece cessar e as cinzas ficam relativamente estáveis (quando digo relativamente, quero dizer que o tempo para gerar as cinzas é tremendamente mais rápido do que o tempo de degradação dessas cinzas no meio-ambiente). Expandindo mais a idéia, note que para haver as condições necessárias à combustão do papel, muitas outras causas ocorreram antes, como, por exemplo, a fabricação do isqueiro, do papel, a existência de oxigênio, o transporte disso tudo para o local onde você está, etc., etc., etc., em suma, a existência do papel e do isqueiro é o efeito de diversas causas e aqui, para usar o mesmo termo que você mencionou, podemos dizer que são "fatos cármicos", ou seja, muitos acontecimentos e decisões existiram para que a condição de você queimar o papel pudesse se manifestar.

Expandindo mais um pouco a idéia, porém saindo da física e indo para o campo psíquico, nossos hábitos, caráter, personalidade, etc. são resultados de diversas causas situadas em diversos pontos espaço-temporais do universo que podem ser físicos ou psíquicos, uma vez que a forma como abordamos o mundo é o resultado de nossa configuração genética, da nossa capacidade física, da nossa educação, dos nossos dons (que, para muitas linhas de pensamento são resultados de nossas experiências em encarnações anteriores), das influências sociais e espirituais que sofremos e, finalmente, da inspiração divina em nossa consciência. Com exceção da inspiração divina, eu acredito que todos os demais fatores são abrangidos pela lei de causa e efeito, portanto, são condições cármicas, ou ainda, fatos cármicos. Mesmo a inspiração divina pode estar sujeita à questão cármica, pois nosso nível de consciência pode definir se vamos nos entregar ou não a essa inspiração, se vamos conseguir ouvir essa inspiração e se vamos ter méritos ou não para receber essa dádiva, muito embora, nada disso é necessário se Deus realmente quiser nos inspirar, pois Deus está além do Carma, mesmo que Ele possa querer se submeter a essa lei.

É importante ressaltar que dois conceitos foram expostos aqui e, como disse acima, eu os associo ao Carma. Podemos sintetizá-los unindo os dois pólos de cada lei e fazendo com que funcionem em conjunto, ou seja, ligar causa à ação e efeito à reação. Além da idéia de conseqüência implícita no próprio significado das palavras, temos dois elementos relevantes na explicação das leis. Um deles é a idéia de que as coisas podem ocorrer ao longo do tempo (causa e efeito), o outro é que a ação que parte do sujeito retorna a ele com igual intensidade (ação e reação). Fazendo isso, podemos dizer de um modo um pouco mais direto que nossas ações são as causas que ao longo do tempo produzirão efeitos dirigidos a nós mesmos e isso para mim tem tudo a ver com o Carma. Além disso, podemos identificar uma miríade de desdobramentos dos atributos dessas leis. Analisando "nossas ações", podemos ver que se for uma ação individual, esse Carma pode ser identificado como "Carma pessoal", se for uma ação de um grupo de pessoas ou todo um povo, podemos identificá-lo como "Carma coletivo", se for uma ação de toda humanidade, a identificação pode ser "Carma planetário". Analisando "ao longo do tempo", nota-se que pode ser imediato, como no caso da ação e reação, ou que pode levar um bom tempo para exercer seus efeitos, até mesmo gerações. Quando falamos de gerações, fica fácil entender o chamado "Carma genético", que é aquele que incide diretamente na matéria e se propaga através dos descendentes biológicos, em outras palavras, se nascemos em uma determinada família, temos a responsabilidade de aperfeiçoar o padrão genético daquela linhagem biológica e isso também é Carma. Porém, gerações pode identificar um intervalo de tempo muito grande, onde os efeitos das suas ações individuais podem não conseguir produzir conseqüências dentro dos limites de tempo da sua vida e, se considerarmos que as causas "produzirão efeitos dirigidos a nós mesmos", temos aí uma das grandes justificativas apontadas por diversas linhas de pensamento para a necessidade das reencarnações, pois sem elas a lei do Carma não se cumpre. Há também um elemento muito misericordioso dessa lei que é a possibilidade de compensação do Carma, mas não vou entrar em detalhes sobre isso neste momento, pois além de controverso, uma vez que algumas linhas de pensamento não aceitam essa possibilidade, iria estender por demais esse artigo.

De qualquer forma, o mais importante de tudo isso não é o aspecto mecanicista da questão, mas o significado dela. Carma é uma das mais maravilhosas formas que Deus criou para que possamos aprender e desenvolver nossa consciência. Ele não está aí para nos castigar, mas para corrigir nosso rumo, ou seja, tentar nos recolocar em uma situação de equilíbrio cósmico. Se sairmos da estrada por qualquer motivo, que pode até mesmo ser curiosidade, essa lei nos atinge para nos mostrar o caminho que nos levará para Deus. Se corrermos pela estrada em direção à Deus, chegaremos mais rápido até Ele. E como saber qual o caminho da estrada de Deus? Entregue sua consciência a Ele. De fato, nós mesmos não deixamos que isso seja fácil, mas como indicou Jesus, temos que bater na porta que ela se abrirá.

Voltando à sua pergunta e sendo bem sintético na conclusão, eu diria que "fato cármico" é o resultado de todas as causas originadas por um dado sujeito antes daquele momento em que o fato ocorre e de forma a atingir o próprio sujeito. Como disse no início, esse assunto é muito vasto e voltarei a ele em uma próxima oportunidade.

Muita Paz para vocês!

Nenhum comentário: