"É preciso preparar-se para mais elevados conhecimentos, só neste pensamento pode a nova consciência aproximar-se da humanidade"

(Mestre El-Morya)


quinta-feira, maio 29, 2003

Finito e Infinito

Muito temos falado sobre finito e infinito, mas qual sua concepção sobre o infinito? Mesmo o finito é algo suficientemente abstrato, de forma que compreendê-lo em sua totalidade é difícil, especialmente quando falamos no finito que está distante de nós. Para tentar entendê-lo, podemos adotar o conceito de que tudo que pode ser medido de alguma forma é finito. Apesar dessa proposição ser bastante simplista e nos limitar ao conhecimento atual da ciência, é razoavelmente abrangente para chegarmos a uma conclusão interessante acerca do universo, que comumente é tipo pelas pessoas como infinito. De fato, ele não deve ser, pois os cientistas conseguem calcular a idade do universo em 13,5 bilhões de anos, ou seja, o universo pode de alguma forma ser medido, o que sugere que ele é finito.

Se o universo é finito, o que é infinito? Também é simplista dizer, por oposição, que tudo que não pode ser medido é infinito. Talvez seja melhor ir um pouco além e dizer que tudo que não está de alguma forma limitado é infinito e, com isso, ficaremos expostos a um universo bem diferente daquele que estamos acostumados a crer e experimentar. O infinito não está limitado ao espaço-tempo, apesar de poder contê-lo, e isso quer dizer também que ele está além dos limites do universo mensurável, ou seja, é infinitamente imenso. Por outro lado, o infinito também está além da menor partícula subatômica, o que é infinitamente minúsculo. O infinito não está limitado às leis da física, portanto, considerando uma das formulações básicas desta, dois corpos podem ocupar um mesmo lugar no infinito. Aliás, o infinito não está limitado a algum lugar, pois contém todos os lugares. O infinito contém e está além de todas as dimensões, além da maior e da menor dimensão. Não pode ser determinada a dualidade no infinito (positivo e negativo, bem e mal, etc.), pois ele as contém e está além delas. O infinito contém toda a energia conhecida e desconhecida e não está limitado a ela. O infinito é um paradoxo perfeito, pois não está limitado a ser ou não ser algo, está além disso. O infinito é eterno e indefinível. O infinito se confunde com Deus, mas não é Deus, e sim, onde Deus atua.

Considerando essa proposição de infinito, chegamos a conclusão de que é profundamente intrigante tentar visualizá-lo. Talvez possamos concebê-lo como o insumo para a criação divina, onde tudo é possível e tudo está disponível, pois como disse acima “O infinito se confunde com Deus, mas não é Deus, e sim, onde Deus atua”. O infinito pode não ter limites, mas serve a Deus. O mais interessante é que vivemos em meio a esse infinito e dependemos dele. Também contemos o infinito, pois ele é menor que a menor partícula. Além disso, o finito faz parte do infinito, pois ele está entre a imensidão e a miudeza do infinito.

O infinito pode ser um dos caminhos para alcançar Deus. A ciência tem mostrado isso quando não encontra limites tanto no universo exterior quanto no interior, quando encontra intenção criativa nesse universo e mesmo quando encontra os limites do finito. O mais fantástico é que quanto mais o homem busca o infinito para tentar negar a Deus, mais ele se dirige em Sua direção, pois tanto a fé exacerbada quanto o ceticismo intransigente caminha para as fronteiras do infinito e Deus é tão misericordioso que colocou pontes para chegarmos até Ele, mesmo nesses caminhos mais extremados.

De qualquer forma, esteja certo de que o infinito pode ser compreendido em sua totalidade e esse entendimento dará sentido a todo o universo. Entretanto, ele não pode ser compreendido com recursos finitos, ou seja, seu pensamento não é a ferramenta adequada, pois está limitado ao espaço-tempo, portanto, é finito. Você deve ir além do seu pensamento e suas emoções, deve procurar o infinito que há dentro de cada um de nós, pois se vivemos no infinito, temos uma amostra dele em nossa constituição. Chegar ao infinito é adentrar na casa celestial de Deus.

Nenhum comentário: