"É preciso preparar-se para mais elevados conhecimentos, só neste pensamento pode a nova consciência aproximar-se da humanidade"

(Mestre El-Morya)


segunda-feira, dezembro 31, 2001

O Futuro dos Profetas

Tudo indica que os profetas estavam certos. Eles previram um futuro brilhante para a humanidade, mas que só viria após muito sofrimento e infortúnio mundial. É o chamado “Dia do Juízo” que alguns cristãos acham que será o fim do mundo, mas que os estudiosos mais isentos chamam apenas de uma grande cisão entre a sociedade da barbárie e a chamada “Nova Era”. Infelizmente, essa cisão não ocorrerá sem uma redução drástica e trágica da população, com muitas mortes, sofrimento e carestia.

De fato, a perspectiva que o início desse século aponta é desalentadora, o que coincide com muitas profecias. Começamos o século com uma guerra covarde, convulsões sociais em várias partes do mundo, fanatismos irracionais diversos, injustiça social de proporções jamais vistas, desequilíbrios ecológicos de toda sorte, incapacidade dos recursos naturais em sustentar o crescimento da população, preconceitos diversos, materialismo exacerbado, etc. É muito difícil acreditar que conseguiremos, enquanto humanidade, manter esse tipo de sociedade por muito tempo antes que entremos em um colapso grave de proporções mundiais, se é que esse colapso ainda não começou.

Um fato muito importante que devemos ter em mente é que apesar de todas as previsões terríveis, os profetas e avatares deixaram claro que nada disso precisaria acontecer e poderia ser evitado se a humanidade entendesse a mensagem que eles estavam enviando. Eles não fizeram suas profecias para determinar a obrigatoriedade de um futuro negro, mas para alertar que nossas atitudes seriam destrutivas se esquecêssemos a fraternidade, o amor e a cooperação.

Para evitar isso tudo, devemos acreditar que apesar de nossos erros, somos dignos sim desse futuro brilhante e que devemos trabalhar todos os dias para criá-lo. Como? Não sei se sou a melhor pessoa para responder isso, mas penso que temos que fazer a nossa parte, procurando desenvolver nossas virtudes, uma a uma todos os dias. Não devemos nos concentrar em nossos defeitos (ou pecados), e sim trabalhar nossos defeitos através das virtudes opostas a eles. Por exemplo, trabalhe o egoísmo desenvolvendo o altruísmo, o orgulho através da humildade, e assim por diante. De manhã, prepare-se para exercitar essas virtudes e de noite, avalie seu dia e veja onde você errou e onde você acertou para no dia seguinte fazer melhor. Acredite em Deus, mas no Deus que existe em seu coração, não aquele que alguém disse para você como é. Peça ajuda diariamente para Ele.

Duplique esse esforço sugerindo para seus amigos essa prática, criando uma corrente de pessoas que buscam a virtude, pois se a maioria das pessoas se tornar melhor a cada dia, o futuro ruim não resistirá. O problema é que hoje a maioria das pessoas se torna pior a cada dia.

O espírito são precisa de um corpo são para sobreviver. Para existir um corpo são, precisamos ter a maioria das células sãs. Você é uma célula do corpo da humanidade, faça a sua parte!

Nenhum comentário: